A geografia escolar e as experiências educativas de estudantes com cegueira
Resumo
Este artigo tem como finalidade apresentar as experiências educativas de estudantes cegos no que diz respeito à geografia escolar. Para tanto, a investigação se propôs a identificar as atuais metodologias de ensino realizadas durante as aulas de geografia, além de avaliar as condições materiais no ensino para estudantes com cegueira. Para realizar a pesquisa foram identificadas as instituições de ensino que possuem estudantes com cegueira matriculados no ensino regular na região da Grande Florianópolis, e em seguida realizadas entrevistas com estes estudantes. Na análise dos dados ficou evidenciado que as metodologias de ensino que trabalham com o concreto e estabelecem relações com o espaço vivido dos estudantes trazem mudanças qualitativas no processo educativo, bem como a utilização de recursos didáticos adaptados, dentre eles o livro didático e os mapas táteis. No entanto, a avaliação das condições materiais no ensino para estudantes com cegueira estava bem distante do ideal almejado pela legislação.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).