A geografia escolar e as experiências educativas de estudantes com cegueira

  • Ana Paula Nunes CHAVES Universidade de São Paulo

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar as experiências educativas de estudantes cegos no que diz respeito à geografia escolar. Para tanto, a investigação se propôs a identificar as atuais metodologias de ensino realizadas durante as aulas de geografia, além de avaliar as condições materiais no ensino para estudantes com cegueira. Para realizar a pesquisa foram identificadas as instituições de ensino que possuem estudantes com cegueira matriculados no ensino regular na região da Grande Florianópolis, e em seguida realizadas entrevistas com estes estudantes. Na análise dos dados ficou evidenciado que as metodologias de ensino que trabalham com o concreto e estabelecem relações com o espaço vivido dos estudantes trazem mudanças qualitativas no processo educativo, bem como a utilização de recursos didáticos adaptados, dentre eles o livro didático e os mapas táteis. No entanto, a avaliação das condições materiais no ensino para estudantes com cegueira estava bem distante do ideal almejado pela legislação.

Biografia do Autor

Ana Paula Nunes CHAVES, Universidade de São Paulo
Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Geografia em Processos Educativos e Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo.
Publicado
26/12/2011
Como Citar
CHAVES, Ana Paula Nunes. A geografia escolar e as experiências educativas de estudantes com cegueira. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 43-54, dez. 2011. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/102>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ESTUDOS EDUCATIVOS

Palavras-chave

Geografia escolar; Metodologias de ensino; Estudantes com cegueira