Elaboração de Mapas Táteis como Recurso Inclusivo para Aulas de Geografia
Resumo
A inclusão escolar de alunos com deficiência visual tem se
tornado uma prática didático-pedagógica cada vez mais utilizada nas
instituições de ensino, com vista a proporcionar maior desenvolvimento
das capacidades de aprendizagem desses alunos. E como nova ferramenta
para auxiliar neste processo de ensino, principalmente na área de
Geografia, existe a Cartografia Tátil, trazendo um novo conceito de
representação espacial da superfície terrestre. Assim, este artigo tem
como objetivo apresentar a elaboração de mapas táteis com base na
Cartografia Tátil. Os procedimentos metodológicos consistiram em
levantamento teórico, definição dos recortes espaciais com seus
respectivos temas, seleção de materiais de baixo custo, elaboração dos
mapas táteis e análise final dos resultados obtidos. Indo de encontro
com o objetivo deste trabalho foram feitos três mapas táteis de
diferentes recortes espaciais e diferentes temas disponíveis para serem
utilizados no ensino de Geografia, visando atender ao desenvolvimento
educacional de estudantes deficientes visuais.
Palavras-chave
Inclusão Escolar; Cartografia Tátil; Ensino.