“O lucro entra pelo cano”: a produção de saneamento básico via Parceria Público-Privada (PPP) como estratégia de captação de renda na produção do espaço urbano de Serra (ES)/“Profit enters through the pipe”: the production of basic sanitation through Public-Private Partnership (PPP) as a strategy for raising income in the production of the urban space of Serra (ES)
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO27.21567Resumo
O artigo discute a produção do espaço urbano, considerando a produção de infraestruturas de esgotamento sanitário na forma de Parceria Público-Privada (PPP). Busca-se compreender as estratégias de apropriação de renda sob esta nova forma de se produzir o espaço da cidade. A análise recai sobre o período atual do capitalismo, marcado pela financeirização da economia, conforme Chesnais (2005). O objetivo é discutir os mecanismos de apropriação de renda por meio da construção de infraestrutura para o saneamento básico via Parceria Público-Privada e as transformações socioespaciais que decorrem desta forma de se produzir o espaço urbano do município de Serra (ES).
Palavras-chave: produção do espaço; financeirização; saneamento básico.
ABSTRACT
The
article discusses the production of urban space, considering the
production of sanitary sewage infrastructures in the form of
PublicPrivate Partnership (PPP). It seeks to understand the strategies
of appropriation of income under this new way of producing the city
space. The analysis is based on the current period of capitalism, marked
by the financialization of the economy, according to Chesnais (2005).
The objective is to discuss the mechanisms of income appropriation
through the construction of infrastructure for basic sanitation through
Public-Private Partnership and the sociospatial transformations that
result from this way of producing the urban space of the municipality of
Serra (ES).
Keywords: territory. production of space; financialization; basic sanitation.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).