ENTRE COMPORTAMENTOS, DISCERNIMENTOS E DESENVOLVIMENTOS: os sujeitos da aprendizagem em quatro movimentos
Resumo
BETWEEN BEHAVIOR, INSIGHTS AND DEVELOPMENTS:
The subjects of learning in four movements
ENTRE COMPORTAMIENTOS, DISCERNIMIENTOS Y DESARROLLOS: Sujetos del aprendizaje en cuatro movimientos
O presente artigo tem por objetivo problematizar a relação entre algumas concepções de aprendizagem e a produção de formas sujeito no campo educacional. Desdobrando tal aproximação, discutimos o que poderia ser a emergência dessas formas sujeitos que aprendem no comportamentalismo de Skinner, na Gestalt de Köhler e no desenvolvimento de Piaget e Vygotsky. Tais concepções foram selecionadas para serem revisitadas devido a sua relevância na área da psicologia da educação e sua ressonância que resiste ao entendimento do que poderia ser o processo de aprender. Destacando a questão a partir de enfoques teóricos inspirados na formação discursiva proposta por Michel Foucault e nos estratos subdivididos em visível e enunciável de Gilles Deleuze, entendemos as citadas abordagens psicológicas como produtoras de determinadas tipologias de sujeitos como resultados dos processos de aprendizagem. Buscamos, desta maneira, descrever como se dão estes movimentos de aprendizagem e a produção de sujeitos, destacando a positividade e a especificidade de cada perspectiva discursiva e estratégica.
Palavras-chave: Teorias da Aprendizagem; Sujeito Discursivo; Psicologia do Desenvolvimento.
ABSTRACT
The
present article aims to problematize the relationship between some
conceptions of learning and the production of subject forms in the
educational field. Unfolding such an approach, we discussed what might
be the emergence of these subject forms that learn in Skinner's
behaviorism, Köhler's Gestalt, and the development of Piaget and
Vygotsky. Such conceptions were selected to be revisited because of
their relevance in the field of educational psychology and its resonance
that resists the understanding of what could be the process of
learning. Highlighting the issue from theoretical approaches inspired by
the discursive formation proposed by Michel Foucault and in the strata
subdivided into visible and articulable by Gilles Deleuze, we understand
the mentioned psychological approaches as producers of certain types of
subjects as results of learning processes. In this way, we seek to
describe how these learning movements and the production of subjects,
highlighting the positivity and specificity of each discursive and
strategic perspective.
Keywords: Theories of Learning; Discursive Subject; Developmental Psychology.
RESUMEN
Este
artículo tiene como objetivo discutir la relación entre algunas
concepciones de aprendizaje y la producción de formas sujeto en el campo
educacional. Desplegando tales relaciones, discutimos lo que podría ser
la aparición de esos sujetos que aprenden explicitados por el
conductismo de Skinner, la Gestalt de Köhler y las psicologias del
desarrollo de Piaget y Vigotsky. Fueron seleccionadas esas concepciones
para ser revistas dada su relevancia en el área de la psicología de la
educación y los ecos que permanecen en la comprensión de lo sea el acto
de aprender. Tomando esta discusión a partir del enfoque teórico
propuesto por Michel Foucault, en lo que se refiere a las formaciones
discursivas, así como en los estratos de lo visible y decible de Gilles
Deleuze, los citados enfoques psicológicos son entendidos como
productores de ciertos tipos de sujetos con base en los procesos de
aprendizaje que ellos mismos describen. De esta manera procuramos
describir los movimientos que se dan entre el aprendizaje y la
producción de sujetos destacando lo positivo y la especificidad de cada
perspectiva discursiva y estratégica.
Palabras clave: Teorias del Aprendizaje; Sujeto Discursivo; Psicologia del Desarrollo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p248-265
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
ISSN 2446-6549
INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:
DOAJ | Periódicos CAPES | CLASE | BIBLAT | REDIB | LATINDEX | DIADORIM | SUMÁRIOS.ORG | RCAAP | CROSSREF | Google Scholar | LivRe!| LatinREV | Actualidade Iberoamericana | ResearchBib | OAJI.net | Scilit | DRJI | PBN | Scientific Indexing Services | PKP INDEX | OpenAIRE | Open Science Diretory - EBSCO | AGORA-FAO |Biblioteke Virtual | JIFACTOR | MIAR | JOURNAL FACTOR |