COMERCIALIZAÇÃO AGRÍCOLA NO BRASIL
Resumo
A comercialização agrícola se apresenta como a atividade mais
complexa dentre aquelas que envolvem o sistema da agricultura, uma vez
que se trata do momento em que a produção assume a condição de
mercadoria. Essa condição envolve a integração de mercados,
compreendendo diversos segmentos que se apropriam da produção e passam a
impor metas de quantidade e de qualidade, formando cadeias, redes ou
arranjos produtivos. O presente trabalho buscou apresentar uma análise
teórica e histórico-espacial sobre a cadeia produtiva e a
comercialização de produtos agrícolas no Brasil, com ênfase na relação
campo-cidade. Essas reflexões partiram dos questionamentos sobre as
especificidades existentes na cadeia produtiva e na comercialização
agrícola. Para tanto foi realizado levantamento bibliográfico e análise
teórica dos seguintes aspectos: “Cadeia produtiva”, “Comercialização
agrícola” e “Políticas Públicas no Brasil. Nesse país, a atividade
agrícola e sua comercialização é historicamente dinâmica, tendo
acarretado o enlace da relação campo-cidade em várias regiões e
contribuído para a formação de “arquipélagos urbano-econômicos”. Durante
quase quatro séculos o país se voltou inteiramente à produção de
gêneros agrícolas para exportação. A partir do século XX, a utilização
de capital, tecnologia e informação nas atividades produtivas do campo
criou uma nova relação rural-urbana, na qual o estado participou com
investimentos, e auxiliou para a associação do capital privado nacional
com o internacional na implementação de infra-estrutura, incentivos
fiscais, programas e pesquisas.
Palavras-chave
Comercialização Agrícola, cadeia produtiva e políticas públicas
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PDFISSN: 1982-3878




