MULHERES BRASIL 40°: OS ESTEREÓTIPOS DAS MULHERES BRASILEIRAS EM LONDRES
Resumo
Este trabalho faz uma análise do estereótipo da mulher brasileira
em Londres a partir de exemplos na mídia impressa e virtual britânica,
mais especificamente com exemplos de fotografias. Para examinar o
conceito do estereótipo, Stuart Hall oferece muitas ferramentas, ao
passo que para aprofundar o assunto nos estudos pós-coloniais, Homi
Bhabha torna-se uma leitura obrigatória. A análise das imagens tem seu
suporte teórico com base em obras de Roland Barthes, Susan Sontag, John
Berger e Graham Clarke. O estereótipo da mulher brasileira como
extremamente sexual é desenvolvido desde o período colonial e sobrevive
nos tempos atuais. Mas em uma sociedade de consumo como a britânica no
século XXI, a imagem da sexualidade brasileira adquire um caráter
comercial; assume-se enquanto uma marca.
Palavras-chave
estereótipo, mulheres brasileiras, sexualidade, fotografia
Texto completo:
PDFEste trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rede Sirius
© Periódico Espaço e Cultura
Rua São Francisco Xavier, 524, bloco B, sala 4.007, 4° andar, CEP 20550-013, Rio de Janeiro-RJ, Brasil
Telefone: (21) 2334-0343
E-mail: espacoecultura@gmail.com
Enviar artigo via e-mail