Formas e estratégias para o desenvolvimento da pesquisa regional em geografia
Palavras-chave:
regionalização, técnicas de pesquisa,
pesquisa em equipe, geografia política,
abordagem geográfica
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta metodológica de pesquisa regional, a partir do uso misto de técnicas qualitativas e quantitativas. Discute-se, para tanto, a necessidade de avaliar as condições objetivas de reprodução das ciencias, ou seja, condições financeiras, materiais, infra-estruturais, além de desenvolver uma avaliação histórica das áreas do saber geográfico e dos métodos subjacentes a estas áreas. São discutidos também a parte operacional da pesquisa, seu caráter de trabalho coletivo, dando ênfase na qualidade das relações estabelecidas entre os participantes da equipe com os eventuais entrevistados, e na importância da consistencia de um projeto político mais ampio que envolva o grupo de trabalho. Por fim é feita urna rápida avaliação sobre as condições político/econômicas que levaram às reflexões deste artigoDownloads
Publicado
1999-04-24
Como Citar
Rocha, M. (1999). Formas e estratégias para o desenvolvimento da pesquisa regional em geografia. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (5), 61-66. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.1999.123348
Edição
Seção
Artigos
Copyright (c) 2016 Márcio Mendes Rocha
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.