Geografia do Brasil: A Construção de um Corpus Escolar

Rogata Soares Del Gaudio

Resumo


O presente artigo discute aspectos relativos à construção do corpus da geografia escolar, relacionados aos estudos de geografia do Brasil. Analisa singularidades da geografia escolar frente à geografia acadêmica ou científica e aprecia a constituição do mercado brasileiro de livros didáticos. Com base em pressupostos da Análise do Discurso, investiga quatro obras: uma voltada à aprendizagem da leitura – Através do Brasil – e três destinadas especificamente ao ensino dessa disciplina, publicadas entre as décadas de 1930 e 1960. A constituição do mercado editorial ocorreu no país pari passu à implementação de políticas públicas de educação, bem como a consolidação das disciplinas escolares. Dos objetivos do ensino de geografia, pelo menos no período considerado, um recobria tanto a construção do sentimento de pertencimento à nação brasileira, como buscava também a valorização das gentes e da terra brasileiras. Foram mobilizados nas obras os sentimentos de orgulho em razão da extensão territorial do país, do caráter pacífico e ordeiro do povo brasileiro e da prodigalidade da natureza “nacional”. Essas características demarcaram, por décadas, o ensino de geografia do/no Brasil.

Palavras-chave


Geografia escolar; Livros didáticos; Geografia do Brasil; Mercado editorial

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GEOgrafias: uma publicação do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia - IGC/UFMG