Geografia do Brasil: A Construção de um Corpus Escolar
Resumo
O presente artigo discute aspectos relativos à construção do
corpus da geografia escolar, relacionados aos estudos de geografia do
Brasil. Analisa singularidades da geografia escolar frente à geografia
acadêmica ou científica e aprecia a constituição do mercado brasileiro
de livros didáticos. Com base em pressupostos da Análise do Discurso,
investiga quatro obras: uma voltada à aprendizagem da leitura – Através
do Brasil – e três destinadas especificamente ao ensino dessa
disciplina, publicadas entre as décadas de 1930 e 1960. A constituição
do mercado editorial ocorreu no país pari passu à implementação de
políticas públicas de educação, bem como a consolidação das disciplinas
escolares. Dos objetivos do ensino de geografia, pelo menos no período
considerado, um recobria tanto a construção do sentimento de
pertencimento à nação brasileira, como buscava também a valorização das
gentes e da terra brasileiras. Foram mobilizados nas obras os
sentimentos de orgulho em razão da extensão territorial do país, do
caráter pacífico e ordeiro do povo brasileiro e da prodigalidade da
natureza “nacional”. Essas características demarcaram, por décadas, o
ensino de geografia do/no Brasil.
Palavras-chave
Geografia escolar; Livros didáticos; Geografia do Brasil; Mercado editorial
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GEOgrafias: uma publicação do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia - IGC/UFMG