Estratégia de Ensino de Geografia pela poética da Negritude
Resumo
Propusemos construir uma estratégia para ensinar Geografia em que
estivessem articulados Literatura Infantil e Negritude, isto de tal
maneira que gerassem conteúdos geográficos para utilização em sala de
aula. O objetivo que nos moveu foi, além de tornar o estudo da Geografia
mais prazeroso, através de propostas metodológicas que ressaltem a
presença e a igualdade dos negros na nossa sociedade, foi o de,
justamente, enfrentar as questões dos preconceitos étnicos na escola e
na sociedade. Metodologicamente, fundamentamos nossa escolha para a
abordagem das questões da negritude a partir da obra literária Valentina
(VASSALO, 2007). Nesta obra, dedicada ao público infantil do ensino
fundamental I, encontramos os elementos necessários para fazer a
transposição dos textos poéticos para os conteúdos geográficos. O
principal resultado que obtivemos foi a construção de fluxogramas para
ensinar conceitos e temas geográficos a partir das poéticas da obra
literária escolhida, além de conseguirmos amadurecer as idéias
relacionadas à articulação Geografia – Literatura – Negritude. Deste
resultado, animamo-nos a continuar a enfrentar a questão da igualdade
racial e da invisibilidade do negro na sociedade.
Palavras-chave
Geografia. Literatura Infantil. Igualdade étnica
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
O BGG é uma publicação da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre
Endereço / Address:Rua Uruguai nº 35 sala 426, Centro
CEP: 90010-140
Porto Alegre - RS - Brasil
Telefone / Phone: 55 51 3019-8190
Contato/mail to: boletimgauchodegeografia@ufrgs.br