PRECARIZAÇÃO SOBRE DUAS RODAS: UMA ANÁLISE DO SERVIÇO DE MOTOTÁXI NAS CIDADES DE ITACOATIARA E PARINTINS, AMAZONAS - BRASIL
Resumo
A existência do Polo de Duas Rodas (P2R) no Polo Industrial de
Manaus (PIM), foi ou é decisivo para a consolidação da motocicleta como
principal meio de transporte nas cidades do Amazonas? Ou será que estas
cidades, tal qual grande parte das cidades do interior do Brasil, ao não
investir em transporte coletivo, incentivam o transporte individual e
motorizado devido à falta de políticas alternativas? A discussão acerca
do transporte e trânsito nas cidades Brasileiras deve sair das grandes
metrópoles e cidades e adentrar na Amazônia, onde a realidade urbana é
pautada pela precariedade de infraestrutura e de políticas públicas e a
quase inexistência da discussão acerca do transporte coletivo. Este
artigo visa compreender a realidade “motocicletizada”, para pensar em
formas de transformar o espaço urbano na Amazônia Brasileira. Visando
compreender o contexto desta realidade do transporte urbano nas cidades
do interior do Amazonas este artigo apresentará uma análise da política
industrial do Polo de Duas Rodas em Manaus e um conjunto de resultados
obtidos em entrevistas com mototaxistas em duas cidades consideras como
médias no Amazonas: Itacoatiara e Parintins. Como resultado fará uma
análise integrada dessas duas escalas de dinâmica econômica que se
territorializam nas cidades do Amazonas.
Palavras-chave
urbano; mototáxi; precarização; Itacoatiara; Parintins; Amazonas
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PDFCaderno Prudentino de Geografia - ISSN: 2176-5774
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Local Presidente Prudente