A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Neste artigo, pretendemos realizar algumas considerações que
possibilitem compreender um pouco mais sobre a linguagem cartográfica
com instrumento de ensino para crianças dos anos iniciais do Ensino
Fundamental. Para tanto, mostraremos a evolução da Geografia enquanto
conhecimento científico, identificando os principais autores que
contribuíram para tal evolução e as principais correntes do pensamento
geográfico. Abordaremos também, um pouco sobre a evolução do ensino de
Geografia no Brasil, enfatizando em quais correntes ela foi sendo
fundamentada ao longo dos anos. No bojo deste, será feito um resgate
histórico da evolução da Cartografia para compreendermos a importância
desta para o cotidiano das pessoas. Paralelamente, serão realizados
vários apontamentos sobre a importância da alfabetização cartográfica e
do ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino fundamental. Assim, o
presente trabalho se mostra importante no campo disciplinar da
Geografia, como ciência e disciplina escolar, pois é necessário fazer
uma reflexão constante do papel dessa ciência na construção do
conhecimento na escola, o que muitas vezes ficou relegada à descrição e a
memorização.