EXPERIMENTOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO EM SOLOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo
O solo é um recurso natural finito, constituído por minerais, matéria orgânica, água e ar. Indispensável à manutenção da biodiversidade na superfície terrestre. Devido à suaimportância, o ensino do solo deve fornecer aportes teóricos e práticos que permitam ao educando compreender seus processos de origem e desenvolvimento, funções e propriedades, buscando promover a conscientização ambiental. Entretanto, nas aulas de Geografia, os solos não têm recebido a devida importância, as lacunas na formação docente e a ausência de recursos didáticos significativos têm resultado em abordagens superficiais e descontextualizadas do conteúdo. Diante do exposto, o presente artigo tem como objetivo promover a experimentação com solos como recurso didático para a abordagem do conteúdo na educação básica. Para tanto, foram discutidas e apontadas abordagens didáticas e desenvolvidos experimentos com solos com duas turmas do componente curricular Pedologia, do curso de licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba. Os experimentos se evidenciaram facilitadores da aprendizagem em solos, na medida em que promoveram a construção dos principais dos conceitos e possibilitaram explorar novas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem dos solos. Dessa forma, proporcionando abordagens mais concretas e significativas por parte dos futuros professores no ensino fundamental e médio.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CASTOLDI, R.; POLINARSKI, C. A. A Utilização de Recursos Didático-Pedagógicos na Motivação da Aprendizagem. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA,I, 2009, Ponta Grossa – PR. Anais do I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia – SINECT, Ponta Grossa – PR: UTFPR, 2009, p. 684-692. Disponível em: https://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2014/09/recursos-didatico-pedag%C3%B3gicos.pdf. Acesso em: 20 de nov. de 2018.
CUNHA, J. E.; ROCHA, A. S.; TIZ, G. J. MARTINS, V. M. Práticas pedagógicas para ensino sobre solos: aplicação à preservação ambiental. TERRÆ DIDATICA, v. 9, n.2, p.74-81, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637395. Acesso em: 20 out. 2018.
FALCONI, S. Produção de material didático para o ensino de solos. 2004. 115 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/95637. Acesso em: 21 nov. 2018.
FAVARETTO, N.; DIECKOW, J. Conservação dos recursos naturais solo e água. In: LIMA, V.C.; LIMA, M. R.; MELO, V.F. (ed.). O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2007. 130 p.
FONTES, L. E. F.; MUGGLER, C. C. Educação não formal em solos e o meio ambiente: desafios na virada do milênio. In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE LA CIENCIA DEL SUELO, 14, 1999, Pucón (Chile). Resumenes. Temuco: Universidad de la Frontera, 1999. p. 833.
FRASSON, V. R.; WERLANG, M. K. Ensino de Solos na Perspectiva da Educação Ambiental: Contribuições da Ciência Geográfica. Geografia: Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 1 4, n. 1, p. 94- 99, 2010. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/25153646/ensino-de-solos-na-pespectiva-da-educacao-ambiental-contribuicoes-da-ciencia-geografica1. Acesso em 21 out. 2018.
GONZALES, S. L. M.; BARROS, O. N. F. O ensino de pedologia no ciclo básico de alfabetização. Geografia, Londrina, v. 9, n. 1, p. 41-49, jan./jun. 2000. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/10174. Acesso em: 12 nov. 2018.
GOULART, A. V.; SILVA, C. C. F.; WABER, M. A. Importância das aulas práticas no ensino de solos. In: SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO,8, 2016, Uruguaiana – RS. Anais do 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, Uruguaiana – RS: Unipampa, 2016, p. 1-2. Disponível em: http://publicase.unipampa.edu.br/index.php/siepe/article/view/19281. Acesso em: 15 nov. 2018.
LIMA, G. A. C; ARAÚJO, P. M; REINALDO, L. R. L. R; XAVIER, R. A. Textura do Solo: Importância da Realização de Atividades Práticas no Ensino de Geografia. Revista Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 11, n. 2, págs. 177-188, jul/dez. 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/15318. Acesso em: 20 nov. 2018.
LIMA, J. S.; ANDRADE, S. F.; FORTUNA, D. S. Pedologia aplicada à Geografia: desafios e perspectivas na educação básica. Caderno de Estudos Geoambientais – CADEGEO, v.07, n.01, p.05-20, 2016. Disponível em: http://www.cadegeo.uff.br/index.php/cadegeo/article/download/42/24. Acesso em: 10 nov. 2018.
LIMA, M. R. O solo no ensino de ciências no nível fundamental. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 383-395, 2005. Disponível em: http://www.escola.agrarias.ufpr.br/arquivospdf/Soloensinociencias.pdf. Acesso em: 10 dez. 2018.
LIMA, M. R. Perfil e morfologia do solo. In: LIMA, M. R. (org.). Conhecendo os solos: abordagem para educadores do ensino fundamental na modalidade à distância. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2014. 167p.
LIMA, V. C. LIMA, M. R., MELO, V. F. Classificação brasileira de solos. In: LIMA, V.C.; LIMA, M.R.; MELO, V.F. (ed.). O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2007a. 130 p.
LIMA, V.C.; LIMA, M.R.; MELO, V.F. (ed.). O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2007b. 130 p.
MELO, V. F.; LIMA, VC. Composição do solo, crescimento de plantas e poluição ambiental. In: LIMA, V.C.; LIMA, M.R.; MELO, V.F. (ed.). O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2007. 130 p.
MENDES, S. O. O solo no ensino de Geografia e sua importância para a formação cidadã na educação básica. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
MUGGLER, C. C.; PINTO SOBRINHO, F. A.; MACHADO, V. A. Educação em Solos: princípios, teoria e métodos. R. Bras. Ci. Solo, v. 30, n.4, p.733-740, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-06832006000400014&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 15 nov. 2018.
MUGGLER, C. C.; PINTO SOBRINHO; F. A.; CIRINO, F. O.; SANTOS, J. A..; COSTA, C. A. Capacitação de professores do Ensino Fundamental e médio em conteúdos e métodos em solos e meio ambiente. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2, Belo Horizonte, 2004. Anais. Belo Horizonte: Fórum de Pró Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, 2004. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Meio/Meio51.pdf. Acesso em: 10 dez. 2018.
NUNES, M. S.; AZEVEDO, R. J. G.; SILVA, P. E. A. B. A abordagem de conteúdos relativos à ciência dos solos em livros didáticos de geografia para o ensino médio. Revista de Geografia – PPGEO - UFJF, v.6, n.3, p.271-281, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/geografia/article/view/18031. Acesso em: 12 dez. 2018.
SACRAMENTO, A. C. R. Didática e Educação Geográfica: algumas notas. UniPluri/Versidad, Medellín, Col. v.10, n. 3, p. 1-9, 2010. Disponível em < http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/unip/issue/current> Acesso em: 20 out. 2018.
SACRAMENTO, A. C. R.; FALCONI, S. Educação Geográfica e Ensino de Solos: uma experiência em sala de aula. Revista Geográfica de América Central, Número Especial, EGAL, p. 1-15, 2011. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/48869437.pdf. Acesso em: 08 dez. 2018.
SILVA, A. C. M.; FREITAG, I. H.; TOMASELLI, M. V. F. BARBOSA, C. P. A importância dos recursos didáticos para o processo ensino-aprendizagem. Arquivos do MUDI, v 21, n 02, p. 20-31, 2017. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2018.
SOUZA, H. F. T.; MATOS, F. S. O Ensino dos Solos no Ensino Médio: desafios e possibilidades na perspectiva dos docentes. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 6, p. 71-78, jul. / dez. 2012. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5547990.pdf. Acesso em: 18 dez. 2018.
DOI: https://doi.org/10.38187/regeo
| |
|
|
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. |