O uso do google earth e a apresentação de imagens tridimensionais como ferramentas complementares para a educação ambiental
Resumo
A proposta deste artigo é um relato de experiência na prática diferenciada de ensino-aprendizagem utilizando geotecnologias como ferramenta de conhecimento do espaço cotidiano do aluno. Para execução dessa proposta foi organizado um workshop de educação ambiental, aplicado em uma escola da rede estadual de ensino localizada no município de Piracicaba-SP, em que o tema Água e o rio Piracicaba foi trabalho como estudo de caso. As imagens trabalhadas na atividade são produtos de geotecnologias que permitem uma visualização tridimensional e foi explorado junto com os alunos as relações dos elementos do espaço perceptíveis neste tipo de visualização com o tema do workshop. Ao final da atividade foi pedido aos alunos um questionário para que pudéssemos obter um feedback sobre esse recurso didático. A conclusão no final do workshop mostrou que o uso das geotecnologias como recurso didático foi bem aceita pelos alunos e é uma ferramenta útil para o ensino de geociências e dos temas ambientais baseadas numa abordagem interdisciplinar.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).