O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO TEMA DENGUE: UMA PROPOSTA PARA A GEOGRAFIA
Resumo
A dengue tem se constituído como uma epidemia no final do século
XX e início do XXI, cujo aumento de casos está associado a aspectos
socioambientais. A complexidade da doença se intensifica na
globalização, com os fluxos populacionais e a densidade populacional. A
escola se destaca como espaço de educação formal e de prevenção da
dengue no qual as práticas educativas podem ser continuadas e
contextualizadas com os problemas locais. O objetivo do artigo é
refletir sobre o ensino do tema dengue na educação básica e apresentar
uma proposta interdisciplinar e/ou transversal de ensino da temática com
enfoque da Geografia da Saúde. Utilizou-se a metodologia da Sequência
Didática proposta por Zabala (1998). Na proposta apresentada para o
ensino de geografia os conteúdos previstos nos Parâmetros Curriculares
Nacionais de Geografia do Ensino Fundamental e Médio (BRASIL, 1998), a
temática da dengue pode ser contemplada, nos tópicos: fluxos
populacionais, as alterações climáticas no meio urbano, a desigualdade
social, urbanização e degradação ambiental. Destaca-se a necessidade de
incluir esse assunto no planejamento pedagógico das escolas e a
importância da elaboração de mais pesquisas que considerem o ensino da
doença não somente na disciplina de geografia, mas também na integração
com as demais áreas do conhecimento.
Palavras-chave
Dengue; Geografia da Saúde; Ensino de Geografia; Educação; Meio Ambiente
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