O Papel do Professor de Geografia na Sociedade Contemporânea
Resumo
O presente trabalho é fruto de reflexões realizadas sobre a
formação de professores de Geografia da Universidade Estadual do Oeste
do Paraná, campus de Francisco Beltrão. As discussões
aqui apresentadas dialogam com demandas presentes em outros cursos de
licenciatura em Geografia, a exemplo do curso de Marechal Cândido Rondon
(MCR) da mesma instituição. Nesse sentido, esse trabalho expressa os
anseios de uma professora formadora de professores(as) que, ao proferir a
fala de abertura da XX Expedição Geográfica, evento organizado pelos
acadêmicos do curso de Geografia da Unioeste, campus de
MCR, buscou abordar questões que afetam direta e/ou indiretamente o ser
professor de Geografia na atualidade. Para tanto, explicitou-se algumas
ideias a fim de fortalecer a reflexão acerca dessa profissão. Longe de
procurar respostas, pretende-se, sobretudo, estimular o pensar sobre a
formação, sobre ser professor de Geografia. Por mais adversas que sejam
as condições de trabalho do professor, não podemos perder o real sentido
da profissão e a importância que ela carrega em si, que pode ser
compreendida, inclusive, por meio da contradição, ou seja, quanto mais
se nega e se torna precária a profissão professor, mais ela [profissão
professor] reacende como de suma importância para a formação humana e,
consequentemente, à construção de um mundo melhor.
Palavras-chave
Profissão professor; Geografia; Sociedade; Educação escolar.