Mapas temáticos como fundamentos para a gestão ambiental da planície costeira de Icapuí, extremo leste do Ceará
Resumo
Um importante banco de dados encontra-se em elaboração para fundamentar tese de doutorado que trata da evolução geoambiental da planície costeira de Icapuí. Os mapas temáticos foram constituídos através de imagens multitemporais de satélite com elevada resolução (centimétrica) e com a possibilidade de evidenciar transformações no uso e ocupação do território. Os resultados já evidenciaram panoramas para planejamento e gestão da faixa litorânea, com acesso dos gestores municipais aos resultados da aplicação e produtos das ferramentas cartográficas utilizadas.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).