A Educação Geográfica em construção
Resumo
A concepção da geografia que se ensina, nos diferentes países e
nos diversos níveis escolares, constituiu uma preocupação para a União
Geográfica Internacional. Nesta perspectiva o presente artigo investiga
como a Educação Geográfica vem sendo discutida em alguns periódicos no
Brasil, Espanha e Reino Unido, para assim contrastar as inquietudes
docentes com as Declarações Internacionais sobre Educação Geográfica da
União Geográfica Internacional. Sendo assim, realizamos uma
análise das Declarações da UGI/IGU de 2015-2016 e o levantamento dos
artigos de alguns periódicos que abordam três categorias de análise:
educação geográfica, metodologias e a formação inicial. Como resultado
da investigação e análise, constatamos que a discussão acerca da
educação geográfica são intensas e relevantes nas Declarações e
incipientes nos periódicos analisados. Reconhecemos a importância e a
necessidade de consolidação da educação geográfica no ambiente escolar e
na universidade, visando à construção de um cidadão crítico e ativo
frente às situações postas pela sociedade.
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