O uso de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa: a bacia hidrográfica em foco

Luzia Mitiko Saito Tomita, Eloiza Cristiane Torres, Ricardo Lopes Fonseca

Resumo


O objetivo deste artigo é investigar o uso de mapas conceituais como facilitador da aprendizagem significativa no ensino de Geografia. Para tal procura-se discutir a complexidade e dificuldades que envolvem o tratamento dado à bacia hidrográfica, enquanto conteúdo exemplificador para a aplicação desta proposta, no ensino de Geografia. Na prática escolar, o professor depara-se com um ensino que se resume à simples somatória de definições dos elementos componentes da bacia, sem se ater à discussão da dinâmica estruturadora dessa unidade. Dessa preocupação, após a retomada de bases conceituais e teóricas sobre a bacia hidrográfica e de uma breve reflexão acerca de seu ensino nas escolas, será abordada a proposta de construção de um mapa conceitual para o estudo dessa unidade, na expectativa de promover a aprendizagem significativa. 


Palavras-chave


Geografia. Bacia hidrográfica. Ensino de Geografia. Aprendizagem significativa. Mapa conceitual.

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Referências


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ISSN: 2447-0945