A música em espaços públicos: projeto musical “Sexta às Seis”, Ponta Grossa (PR) / The music in public spaces: musical project Sexta às Seis, Ponta Grossa (PR)

Adriana Aparecida de Andrade, Leonel Brizolla Monastirsky

Resumo


O artigo tem como objetivo analisar o projeto cultural de música “Sexta às Seis” que ocorre em espaço público na cidade de Ponta Grossa (PR), onde são considerados os aspectos culturais, sociais e os usos do espaço público. Buscou-se averiguar as ações do poder público local em relação a organização e realização do referido projeto, identificar a importância do “Sexta às Seis” para os músicos locais e para o público participante, assim como, identificar os usos do espaço público durante o evento. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com auxílio de tópico guia e ponto de saturação, questionários e observação participante – com a participação de variados segmentos sociais: gênero, idade, etnia e gosto musical. O resultado proporcionou perceber a importância do projeto em oferecer maior visibilidade aos músicos locais e incentivo a mostrarem seus trabalhos para a população pontagrossense, assim como, discutir um tema relevante para a sociedade e Poder Público que é a utilização e valorização dos espaços públicos através de atividades culturais/musicais.


Palavras-chave


Espaço público. Projeto cultural. Música. “Sexta às Seis”.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Adriana Aparecida de. Música em espaços públicos: Projeto cultural/musical “Sexta às Seis”, Ponta Grossa-PR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia). Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

BAUER, Martin W; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 2ªed. Petrópolis: Vozes, 2003.

CARNEY, George O. Música e lugar. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (orgs.). Literatura, música e espaço. Rio de Janeiro: Ed UERJ, 2007.

CULTURAL, Conexão. Guia do espaço público. 2 ed. São Paulo: Proac SP, 2016.

DARODA, Raquel Ferreira. As novas tecnologias e o espaço público da cidade contemporânea. Dissertação (mestrado). Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

DIAS, Marcia Regina Tosta. A indústria fonográfica e os dilemas da difusão. Anais... XI Congresso Brasileiro de Sociologia, Campinas, 01 a 05/09/2003.

GERHARDF, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Ponto Alegre: UFRGS, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JARDIM Canaã receberá nova praça neste fim de semana. Diário dos Campos, Ponta Grossa, 2 jun. 2017. Cidades. Disponível em: . Acesso em: dez. 2018.

KONG, Lily. Música popular nas análises geográficas. In: CORREA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Cinema, Música e Espaço. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009, p.129-175.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Moraes, 2001.

LOBODA, Carlos Roberto. Práticas socioespaciais e espaços públicos em Guarapuava-PR. Tese (doutorado em Produção do Espaço Geográfico). Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2008.

PANITZ, Lucas Manassi. Por uma geografia da música: um panorama mundial e vinte anos de pesquisas do Brasil. Para onde? v. 6, n. 2, p.1 10, fev. 2013.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. 3ª edição. São Paulo: Hucitec,1997.

SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Cia. das Letras, 1988.

SCHOENHERR, Rafael. Música e vida pública local: intervenções musicais no espaço público aberto em Ponta Grossa (2013-2016). Relatório de qualificação de doutorado, Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2015.

SOBARZO, Oscar. A produção do espaço público: da dominação a apropriação. GEOUSP. Espaço e Tempo, São Paulo, n. 19, p. 93-111, 2006.

TORRES, Marcos Alberto. A Paisagem Sonora da Ilha dos Valadares: percepção e memória na construção do espaço. Dissertação (Mestrado em Geografia). Setor de Ciências da Terra, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

TUAN, Yi Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Trad. de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.

TUAN, Yi Fu. Topofilia: Um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1980.

VENDRAMI, Georgeana Lanzini. Conservatório de Música de Ponta Grossa: (re) produção cultural e distinção social (1975-1995). Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2010.




DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2018.83.a13150

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Geograficidade

 

 

Logotipo do Crossref Licença Creative Commons

Todos os textos da revista Geograficidade, do Grupo de Pesquisa Geografia Cultural Humanista estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.