Educação do campo e as relações étnico-raciais: olhares para o campesinato negro / Field education and ethnic-racial relations: looks at the black peasantry
Resumo
O presente texto visa discutir as relações étnico-raciais na
Educação do Campo (EC), voltando o olhar para o campesinato negro. A EC
surge a partir dos movimentos sociais do campo, que buscam consolidar
uma movimentação sociopolítica e cultural pela luta por uma educação que
seja DO campo. Dentro dessa luta está o campesinato negro. Assim, a
partir de levantamento bibliográfico e analise documental buscou-se
realizar reflexões sobre a importância da EC pautar as relações
étnico-raciais. Nota-se uma carência de produções que
relacionam a EC e a importância de se tratar as relações étnico-raciais.
A EC deve olhar de maneira mais intensa para relações étnico-raciais,
pois existe um campesinato negro, que deve ser pautado de maneira mais
específica, sobre seus processos históricos e culturais não só como
camponeses, mas como sujeitos negros. Pontua-se, primeiro, as estruturas
de opressões econômicas e sociais não perpassam somente as classe, mas
as desigualdades étnico-raciais; segundo, a educação de modo geral, deve
superar qualquer reprodução de desigualdade. Assim, tratar as questões
das relações étnico-raciais é fundamental para consolidar uma EC potente
para realizar movimentos contra-hegemônicos nas relações de
desigualdade, e para consolidar uma Educação Libertadora.
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PDFDOI (PDF): http://dx.doi.org/10.14393/RCT122613
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