O TURISMO E O NÃO-LUGAR: UMA ANÁLISE EMPÍRICA SOBRE O COMPLEXO GRANDE HOTEL E TERMAS DE ARAXÁ/MG
Resumo
Compreender a construção de não-lugares a partir da atividade
turística é reconhecer que o turismo é capaz de modificar e produzir
lugares para satisfazer suas necessidades. O Grande Hotel e Termas de
Araxá foi durante muito tempo símbolo de cura por causa de suas águas
termais e energizantes, contudo a implantação da atividade turística fez
com que a comunidade não estabelecesse mais nenhum vínculo de
identidade ou memória e percebesse o local apenas como fonte de renda
econômica e de uso exclusivo para os turistas, criando assim, a sensação
de não pertencer a todo o complexo que ali existe. O turismo se
instaurou único e exclusivamente com objetivo econômico, sem inclusão da
comunidade, de sua identidade e memória, sendo a partir de então,
alheio a realidade que essas pessoas vivem. O hotel é apenas fonte de
trabalho e renda da comunidade e sinônimo de luxo, conforto e qualidade
para os hóspedes. Não há relação entre ambos, não há busca em conhecer o
outro. Desta forma, pretendemos destacar nesse trabalho a relação entre
a comunidade local e o complexo do Grande Hotel.