CONTRIBUIÇÕES DAS DIVERSAS LINGUAGENS AO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA BÁSICA
Resumo
Este artigo pretende contribuir com o debate proposto pelo “III
Encontro Regional de Práticas Ensino de Geografia (EREPEG):
retrospectivas e perspectivas curriculares para o ensino de Geografia”
com a discussão realizada na mesa-redonda intitulada “Ensino de
Geografia: práticas e experiências curriculares”. Este trabalho
corresponde a questões iniciais de uma pesquisa de doutorado em
Geografia, no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB, iniciada
em 2016, que tem como enfoque a contribuição do Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial de
professores de Geografia. Além disso, procuramos refletir acerca da
construção identitária do projeto de juventudes com esses pibidianos no
desenvolvimento de sua profissionalização para o magistério. Para tanto,
objetivamos discutir em que medida o PIBID contribui com a formação
inicial dos professores de Geografia considerando a construção dos seus
saberes docentes: conhecimentos de geografia, pedagógicos-didáticos e
experienciais na consolidação da práxis pedagógica (NÓVOA, 2009; TARDIF,
2010; PIMENTA, 2012). Consequentemente, temos como pressuposto que a
consolidação e defesa da profissão do magistério são constituídas em
diferentes espaços: desde o escolar, onde se desenvolvem os subprojetos
do PIBID, até nas manifestações de cunho virtual e presencial em defesa
desta política pública. Cada um deles pode auxiliar na constituição da
identidade do “ser jovem”, “ser pibidiano” e “ser professor”.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2018v12n1.38213
ISSN: 1982-3878




