Tendências de inclusão social no Plano Nacional de Turismo 2007/2010: uma interpretação preliminar
Resumo
O tema da inclusão social vem sendo, progressivamente,
internalizado no discurso de políticas públicas de turismo e das
agências internacionais do setor, como a Organização Mundial do Turismo.
Em 2007, o Ministério do Turismo lançou, no Brasil, o Plano Nacional de
Turismo 2007/2010 “Uma Viagem de Inclusão”, que reafirmou o potencial
do turismo para a geração de emprego e renda, conservação de recursos
naturais, valorização cultural e melhoria das condições de vida de
populações residentes em lugares turísticos. Mas em que medida este
discurso se reproduz em estratégias de planejamento turístico? Na
tentativa de contribuir para esta reflexão, o presente ensaio busca
interpretar de que forma o tema da inclusão social está expresso no
Plano Nacional de Turismo 2007/2010. Tal análise partiu da construção de
um referencial teórico norteador, com base em pesquisa bibliográfica,
que permitiu a identificação de alguns parâmetros para a interpretação
do turismo como alternativa para a promoção da inclusão social. Mas
embora seja evidente o avanço do tema da inclusão social nesta política
em relação às anteriores, a proposta de planejamento turístico
priorizado pelo PNT 2007/2010 ainda está, prioritariamente, pautado na
lógica econômica de mercado.
Palavras-chave
Inclusão Social; Políticas Públicas; Plano Nacional de Turismo 2007-2010
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GEOgrafias: uma publicação do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia - IGC/UFMG