INCLUSÃO OU EXCLUSÃO: UMA ANÁLISE SOBRE O ACESSO DAS CLASSES C, D e E À UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Daniel de Freitas Nunes, Juliana Ricarte Ferraro

Resumo


Números expostos em relatórios oficiais, internos e externos, têm indicado um acesso massivo de estudantes oriundos de setores sociais mais desfavorecidos – classes C, D e E, mais exatamente – à Universidade Federal do Tocantins. Visando estudar este fenômeno, o presente trabalho propôs analisar as condições em que se dá esse acesso, por meio de um instrumental metodológico que englobou dados relativos à oferta e à demanda, assim como as características socioeconômicas desses estudantes e suas famílias. Discute-se, a partir desses dados, que esse acesso massivo de estudantes oriundos de estratos sociais desfavorecidos ocorre principalmente em função de fatores como baixa concorrência e pouco prestígio social dos cursos. Discute-se ainda que, do ponto de vista socioeconômico, o acesso a essa instituição continua segregacionista e seletivo.

Palavras-chave: educação superior, acesso democrático, classes populares.

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