Precificação das ações da Petrobras: uma análise do conflito de agência no caso Pasadena

Antônio Fernando Ferreira Leite, Marcelo Driemeyer Wilbert, Andre Luiz Marques Serrano

Resumo


Esta pesquisa busca verificar em que medida o retorno das ações da Petrobras, negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) foi influenciado pelas informações divulgadas a respeito da compra, pela Petrobras, da Refinaria de Pasadena/EUA, evento com características de conflito de agência. A pesquisa empírica teve como aporte teórico a governança corporativa, a teoria da agência e o estudo de eventos. Para o referido fim, foram definidos os exercícios de 2012/2014 como escopo para o levantamento das informações relevantes divulgadas na mídia sobre a compra da mencionada refinaria. O procedimento metodológico utilizado foi o Estudo de Eventos, a partir do qual foi possível mensurar se ocorreu ou não Retornos Anormais Acumulados dentro dos períodos observados (Janelas do Evento). Foram definidas quatro janelas: uma em 2012, exercício em que se tornou relevante o caso Pasadena, em razão do possível superfaturamento e prejuízo na compra da refinaria; outra em 2013, exercício com pouca exploração do caso pela imprensa; e duas janelas em 2014, ano de maior exploração do assunto, tendo sido instalada uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito. O resultado consolidado referente às ações PETR3 e PETR4, em cada janela do evento, apresentou Retornos Anormais Acumulados, o que, por sua vez, reflete assimetria informacional, com indícios de conflito de agência na relação entre o acionista majoritário (União) e os acionistas minoritários.

 


Palavras-chave


Teoria da agência. Estudo de eventos. Governança corporativa. Retorno anormal. Hipótese de eficiência do mercado.

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