URBANIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS NO FRONT AGRÍCOLA: FACES DO USO CORPORATIVO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Palavras-chave:
Emancipações municipais, Uso corporativo
do território, Front agrícola, Mato Grosso.
Resumo
A atual divisão territorial do trabalho do território brasileiro responde, em grande medida, à divisão internacional do trabalho. Nesse processo coube à Região Centro-Oeste a produção de commodities. A urbanização é uma exigência para a difusão da moderna agricultura, no entanto, a necessidade de regulação política completa-se por meio da criação de municípios. As emancipações municipais tornam-se instrumentos eficientes à promoção do agronegócio, conformando um uso corporativo do território brasileiro nas áreas de moderna agricultura como no estado do Mato Grosso.
Downloads
Publicado
2013-08-30
Como Citar
Silva, S. (2013). URBANIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE
NOVOS MUNICÍPIOS NO FRONT AGRÍCOLA: FACES DO USO CORPORATIVO DO
TERRITÓRIO BRASILEIRO. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (34), 3-17. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.74931
Seção
PARTE I - Urbanização brasileira no início do século XXI
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.