OS COLÉGIOS RURAIS AGRUPADOS NA ESPANHA: ESPAÇOS DE FORTALECIMENTO DO CAMPESINATO?
Resumo
O objetivo nesse artigo é apresentar os principais resultados da
pesquisa sobre o papel dos Colégios Rurais Agrupados situados na
Espanha, para o fortalecimento do campesinato. Nessa perspectiva, os
métodos da pesquisa foram o levantamento e análise de bibliografias
ligadas ao campo e a educação, da Espanha, ainda, pesquisa de campo em
órgão diretamente ligado a temática e, as escolas situadas no campo da
Espanha também auxiliaram as análises. Enquanto no Brasil, na década de
1990, a luta por uma educação do campo se fortalecia, na Espanha, ao
contrário, adotou-se uma organização para as escolas no campo. Nesse
contexto, foram implantados os Colégios Rurais Agrupadas (CRA) a partir
das reivindicações de grupos ligados a educação. Essa foi a forma de
combater o desaparecimento da escola como única referência cultural das
suas comunidades no campo, no entanto, essa forma de organização não tem
conseguido contribuir para o desenvolvimento do campesinato.
Palavras-chave
Campo; campesinato; colégios rurais agrupados; educação do campo; Espanha.
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INDEXAÇÕES E BASES BIBLIOGRÁFICAS