UTILIZAÇÃO DE GEOTECNOLOGIAS NA CARTOGRAFIA ESCOLAR: A COMPREENSÃO DA REPRESENTAÇÃO DO RELEVO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A abordagem do relevo, por meio de recursos geotecnológicos e
cartográficos pode ampliar o interesse dos alunos e auxiliar o
entendimento da realidade que o cerca. Neste contexto, teve-se como
objetivo relatar uma experiência de ensino desenvolvida com alunos de 6º
ano da E.M.E.F. J/AO CAIC “Luizinho de Grandi” localizada em Santa
Maria, RS, Brasil. Como objetivos específicos têm-se: identificar a
motivação dos alunos nas etapas de elaboração do mapa de relevo em meio
analógico (maquete) e digital (QGIS), verificar o entendimento da
representação do relevo por meio da construção do mapa hipsométrico e
despertar a criatividade e o interesse pelo uso de recursos tecnológicos
para fins de aprendizagem. Para isso desenvolveu-se uma sequência
didática. Constatou-se que a sequência didática desenvolvida contribuiu
com o aprendizado dos alunos, com o aprimoramento e/ou desenvolvimento
das noções cartográficas e de representação do relevo, fazendo com que
compreendam de modo mais profundo como se dá a representação da
superfície terrestre em meio digital. Portanto, destaca-se a
contribuição das geotecnologias para o ensino da representação do
relevo, que perpassa a leitura do espaço geográfico e a aprendizagem da
Geografia