CURRÍCULO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: ORIENTAÇÕES CURRICULARES E EDUCOPÉDIA NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Renata Bernardo Andrade

Resumo


O currículo escolar é um instrumento de formação do indivíduo, por meio de seus discursos, convergências e divergências: conceituais, metodológicas, pedagógicas, sociais e políticas organizam-se um determinado conhecimento, destacamos- o geográfico, tendo como premissa ler e interpretar o mundo. Assim, este trabalho objetiva um debate teórico sobre o papel do ensino de geografia por meio do uso da Educopédia com base na análise das orientações curriculares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada foi à análise de conteúdo da plataforma digital dos conteúdos de geografia e das Orientações Curriculares. Os resultados mostram que a organização curricular de conteúdos e os objetivos do ensino buscam ter eficiência nos resultados.

 


Palavras-chave


Ensino de geografia, Currículo, Orientações Curriculares e Educopédia

Texto completo:

PDF


Comissão Editorial
Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br