O DESENHO COMO MAPA E EDUCAÇÃO CONSERVADORA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal apresentar
uma análise crítica da abordagem do desenho predominante no
ensino de Geografia, tratando das concepções epistemológicas
envolvidas e suas implicações pedagógicas na perspectiva do
materialismo histórico dialético. Nos estudos e propostas para
o ensino de Geografia, identifica o lugar do desenho limitado a
um lugar de passagem para o mapa, como um caminho “natural”
balizado pelos estudos piagetianos. Reduzindo o desenho aos
aspectos geométricos do espaço gráfico e orientando-se pelo
construtivismo piagetiano, o ensino de Geografia reproduz uma
orientação conservadora da Educação. O estudo realizado indica
contribuições de Vigotski para se rever e se ampliar a atividade
do desenho em aula e o ensino como um todo, na perspectiva de
uma Geografia Escolar Crítica.
uma análise crítica da abordagem do desenho predominante no
ensino de Geografia, tratando das concepções epistemológicas
envolvidas e suas implicações pedagógicas na perspectiva do
materialismo histórico dialético. Nos estudos e propostas para
o ensino de Geografia, identifica o lugar do desenho limitado a
um lugar de passagem para o mapa, como um caminho “natural”
balizado pelos estudos piagetianos. Reduzindo o desenho aos
aspectos geométricos do espaço gráfico e orientando-se pelo
construtivismo piagetiano, o ensino de Geografia reproduz uma
orientação conservadora da Educação. O estudo realizado indica
contribuições de Vigotski para se rever e se ampliar a atividade
do desenho em aula e o ensino como um todo, na perspectiva de
uma Geografia Escolar Crítica.
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