INDICADORES PEDOLÓGICOS APLICADOS AO ESTUDO DAS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO EM TERRA CRUA NO PERÍODO COLONIAL: ESTUDO DE CASO NA CAPELA SÃO JOSÉ, OURO PRETO, MG.

Juliana Renata Pereira, Fábio Oliveira, Thiago Pereira, Adriana Costa

Resumo


As construções utilizando-se a terra crua são empregados desde os tempos mais remotos. Dentre eles, destacase o pau-a-pique, bastante utilizado em edificações do período colonial em Minas Gerais. Com base nisso, este estudo objetivou, através de indicadores pedológicos, propor uma análise entre técnicas atuais e passadas, verificando se os construtores selecionavam, prepararam e utilizavam o solo para construção do pau-a-pique de maneira semelhante ao que é recomendado na atualidade. Para tal foram realizadas análises texturais, mineralógicas e micromorfológicas de uma parede datada de 1726 da Capela de São José, município de Ouro Preto, MG. Os resultados evidenciaram um material heterogêneo, formado pela mistura de saprolito de filito revolvido e com acréscimo de componentes orgânicos. Essa mistura proporcionou uma “liga” adequada, semelhante ao recomendado na atualidade. Além disso, a identificação de uma microestrutura maciça, um sistema poroso incipiente e uma matriz argilosa com orientação granoestriada, evidenciou que o material passou por destorroamento, provável pisoteio e compactação por força manual. Sugere-se, a partir disso, que no período colonial as técnicas construtivas eram muito semelhantes ao que é praticado hoje. Como se trata de uma cultura preservada pela oralidade, avalia-se o pau-a-pique como uma rica e sustentável herança construtiva.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v9i1.2932

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista Geográfica Acadêmica



 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

Laboratório de Métricas da Paisagem

Dep.Geografia

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114