GEOGRAFIA, PRÁTICA DOCENTE E VIOLÊNCIA URBANA
Resumo
Este artigo tem como objetivo principal, discutir à importância
da geografia para refletir sobre fenômeno da violência urbana em sala de
aula. Os procedimentos de investigação foram baseados na pesquisa
bibliográfica realizada através de consultas em livros, artigos
científicos e fontes pesquisadas em websites, além da
realização de entrevistas com 04 (quatro) professores de geografia do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, Campus
Teresina Central. Essa discussão foi construída, tomando como
referência os trabalhos de Cavalcanti (2001; 2002), Callai (2001),
Tardif (2012), Bauman (2009), Rodrigues (2002), Queiroz (2002), entre
outros. Como resultado, constatou-se que é possível refletir sobre o
fenômeno da violência urbana, a partir de uma perspectiva geográfica.
Nesse sentido, a geografia enquanto ciência que estuda a organização
espacial, não pode se omitir desse debate, tão pouco, desconsiderar a
violência urbana como um fenômeno social que influencia na organização
espacial, nas relações sociais, portanto, no modo de vida das pessoas
que habitam nas cidades.
Palavras-chave
Ensino de Geografia
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