A geografia em um livro ilustrado: uma abordagem gráfica e imagética
Rosa Elisabete Militz W. Martins, Larissa Corrêa Firmino, Larissa Anjos Santos
Resumo
O Ensino de Geografia nas escolas, mais especificamente nos anos
iniciais do Ensino Fundamental, é de inteira importância para a formação
da criança, pois nesta etapa da vida, esta inicia um contato mais amplo
com temas sobre o espaço geográfico que a rodeia. As imagens muito
podem contribuir para este processo de construção do pensamento. O
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE lançou no ano de
dois mil e doze um livro ilustrado chamado “Meu 1º atlas” destinado aos
estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para o presente
estudo, este livro opera como uma mídia, pois coloca se como um suporte
de informação que busca organizar e sistematizar um determinado
conhecimento. Com base no exposto, apresenta-se aqui um breve estudo que
tem como objetivo analisar e categorizar as imagens contidas no
referido livro ilustrado. As imagens presentes neste livro serão
analisadas considerando como categorias de análise as variações de
estilo gráfico: naturalista, simbólico e expressivo. Desta forma,
observou-se que as imagens gráficas ilustrativas presentes na mídia
analisada possuem em sua maioria um forte caráter expressivo denotado em
suas linhas, o que confere à imagem uma íntima aproximação da criança
com as ilustrações por conta de seu repertório lúdico que lida com o
cotidiano vivido e experimentado por elas.
Palavras-chave
Ensino de geografia; Imagens; Livro ilustrado
Referências
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Meu 1º atlas. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. 144 p.
NIKOLAJEVA, M.; SCOTT, C. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011. 368 p.
PERASSI, Richard Luiz de Sousa. Do ponto ao pixel: sintaxe
gráfica no videodigital. Florianópolis, Brasil: CCE/UFSC, 2015.
Disponível em: . Acesso em: 04 mar. 2017.
PERASSI, Richard Luiz de Sousa. Gramática Comparada da
Representação Gráfica. Revista Convergências, v. 6, n. 6. Castelo
Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2010. Disponível em: .
Acesso em: 28 out. 2016.
PERASSI, R.; MENEGHEL, T. Conhecimento, mídia e semiótica na
área de Mídia do Conhecimento. In: VANZIN, Tarcício; DANDOLINI,
Gertrudes Aparecida (Orgs.). Mídias do conhecimento. Florianópolis:
Padion, 2011, v. 1, p. 47-72.
VLACH, V. Geografia em debate. Belo Horizonte: Lê, 1990.
Apontamentos
Direitos autorais 2017 PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia

Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
Pesquisar - Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe 2359-1870
v. 5, n. 8, nov. 2018.