Análise Preliminar das Matrizes Curriculares de Cursos de Licenciatura em Geografia no Paraná
Resumo
Estudos sobre a formação de professores são itens fundamentais na
discussão sobre a qualidade do ensino. Análises de matrizes
curriculares podem subsidiar debates e ajudam a compreender parte do
processo de formação de docentes, possibilitando análises quanto à
adequação às exigências legais e identificação de potencialidades e
limitações dos cursos. O presente artigo teve como objetivo analisar de
forma preliminar as matrizes curriculares de cursos de licenciatura em
Geografia, tendo como recorte nove cursos de universidades públicas no
estado do Paraná (sul do Brasil). Foram consultados os endereços
eletrônicos das instituições de ensino selecionadas, sendo extraído
dados das disciplinas e registrados em planilhas eletrônicas. Os
resultados indicam heterogeneidade de matrizes curriculares, com grandes
diferenças na carga horária total, proporção de disciplina da educação e
núcleo específico com o total da carga horária e presença de
disciplinas de transposição didática. Os resultados podem subsidiar
futuras análises como criação de novos cursos, reformulação de
currículos, e análise do perfil dos futuros docentes.
Palavras-chave
Formação docente; Ensino; Currículo.