O DESENHO NA ARTE E NA GEOGRAFIA: DIFERENÇAS E APROXIMAÇÕES

Rosa Iavelberg, Sonia Maria Vanzella Castellar

Resumo


O texto trata do desenho como forma artística e cartográfica, que, nesses âmbitos, constitui diferentes modos de construção e expressão a serem aprendidos e ensinados nas escolas.
Consideramos no escopo do artigo que o desenvolvimento da capacidade de desenhar na criança acompanha o âmbito cognitivo, entretanto os códigos das linguagens (artística e cartográfica) são construídos em cada uma das diferentes culturas e se transformam na história. A relação entre arte e realidade é mediada pela subjetividade, aberta às marcas individuais, à leitura sensível e cognitiva do mundo, e não busca espelhar o real, mas transcendê-lo, criando novas realidades por intermédio de linguagem poética. Já a relação entre a cartografia, entendida como linguagem, e a realidade é mais objetiva, ou seja, a
cartografia constitui-se como uma representação que espelha em parte a realidade, na medida em que materializa ou territorializa os fenômenos presentes, mas está sujeita às modificações que ocorrem com o tempo.


Palavras-chave


Desenho. Aprendizagem. Cognição. Arte e geografia.

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ISSN: 2447-0945