LARGO DA CARIOCA COMO UM CENÁRIO: DA REPRESENTAÇÃO DA PUBLICIDADE À PROJEÇÃO ESPACIAL DA INFORMALIDADE

  • Rodrigo Ramos Hospodar Felippe Valverde Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Espaço público, Cenário, Informalidade, Rio de Janeiro, Largo da Carioca.

Resumo

Este artigo se consagra à associação entre o conceito de espaço público e a idéia de cenário, tomando o Largo da Carioca como estudo de caso. De tal associação, queremos analisar o equilíbrio entre os atores sociais e suas espacialidades, conferindo visibilidade às relações entre a esfera social e a esfera política. Para tanto, realiza-se aqui uma releitura do conceito de espaço público tal qual este foi formulado e discutido por H. Arendt e J. Habermas, e que foi aplicado na Geografia Política e na Geografia Cultural. A idéia é demonstrar as limitações do modelo clássico de espaço público, que apontam para a crise das suas instituições e dos seus valores. De acordo com esse olhar, todas aquelas representações e atores que não se posicionam explicitamente de forma política nos espaços públicos são passíveis de críticas, uma vez que reforçariam a omissão do poder estatal e a privatização. Porém, as representações no Largo da Carioca demonstram um outro quadro: os investimentos sucessivos da parte do estado no ordenamento espacial, as ações que do ponto de vista clássico seriam definidas como apolíticas por parte do comércio informal e os conflitos resultantes da convivência dessas duas lógicas comporiam um cenário diferente.

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Biografia do Autor

Rodrigo Ramos Hospodar Felippe Valverde, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Publicado
2009-08-30
Como Citar
Valverde, R. (2009). LARGO DA CARIOCA COMO UM CENÁRIO: DA REPRESENTAÇÃO DA PUBLICIDADE À PROJEÇÃO ESPACIAL DA INFORMALIDADE. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (25), 22-40. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2009.74110
Seção
Artigos