LARGO DA CARIOCA COMO UM CENÁRIO: DA REPRESENTAÇÃO DA PUBLICIDADE À PROJEÇÃO ESPACIAL DA INFORMALIDADE
Resumo
Este artigo se consagra à associação entre o conceito de espaço público e a idéia de cenário, tomando o Largo da Carioca como estudo de caso. De tal associação, queremos analisar o equilíbrio entre os atores sociais e suas espacialidades, conferindo visibilidade às relações entre a esfera social e a esfera política. Para tanto, realiza-se aqui uma releitura do conceito de espaço público tal qual este foi formulado e discutido por H. Arendt e J. Habermas, e que foi aplicado na Geografia Política e na Geografia Cultural. A idéia é demonstrar as limitações do modelo clássico de espaço público, que apontam para a crise das suas instituições e dos seus valores. De acordo com esse olhar, todas aquelas representações e atores que não se posicionam explicitamente de forma política nos espaços públicos são passíveis de críticas, uma vez que reforçariam a omissão do poder estatal e a privatização. Porém, as representações no Largo da Carioca demonstram um outro quadro: os investimentos sucessivos da parte do estado no ordenamento espacial, as ações que do ponto de vista clássico seriam definidas como apolíticas por parte do comércio informal e os conflitos resultantes da convivência dessas duas lógicas comporiam um cenário diferente.
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