QUAIS OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PRESENTES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO PROJETO DE ASSENTAMENTO CIPÓ CANAÃ, ESPERANTINÓPOLIS – MA?
Resumo
WHAT ARE THE PRINCIPLES OF RURAL EDUCATION PRESENT IN THE PEDAGOGICAL PRACTICES OF THE BASIC EDUCATION SCHOOLS OF THE SEATING PROJECT CIPÓ CANAÃ, ESPERANTINÓPOLIS – MA?
¿CUÁLES LOS PRINCIPIOS DE LA EDUCACIÓN DEL CAMPO PRESENTES EN LAS PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS DE LAS ESCUELAS DE EDUCACIÓN BÁSICA DEL PROYECTO DE ASENTAMIENTO CIPÓ CANAÃ, ESPERANTINÓPOLIS – MA?
Visando à compreensão do universo educacional a partir da política pública de educação básica para o campo no Brasil, são discutidos, neste artigo, os princípios da Educação do Campo presentes nas práticas pedagógicas das escolas do Projeto de Assentamento Cipó Canaã, Esperantinópolis – MA. Ciente das contradições existentes no sistema educacional, determinadas pelas referências de produção da sociedade capitalista, traz-se a lume, através de observações, as relações dos sujeitos envolvidos nas escolas investigadas. Para tanto, realizou-se uma análise de dados da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), levantamentos bibliográficos, entrevistas e questionário com perguntas abertas, abordando elementos qualitativos e quantitativos. Discute-se, também, o distanciamento das escolas do Projeto de Assentamento Cipó Canaã, no que se refere à proposta de Educação do Campo. Verificou-se que, mesmo as escolas fazendo parte de um Projeto de Assentamento da reforma agrária, os sujeitos envolvidos encontram-se à margem das discussões da construção da Educação do Campo, pois as concepções e práticas pedagógicas desenvolvidas no referido P. A. mais se aproximam da educação rural.
Palavras-chave: Educação do Campo; Práticas Pedagógicas; Políticas Educacionais; Povos do Campo.
ABSTRACT
Aiming
at understanding the educational universe based on the public policy of
basic education for the countryside in Brazil, this article discusses
the principles of Field Education present in the pedagogical practices
of the schools of the Cipó Canaã Settlement Project, Esperantinópolis –
MA. Aware of the contradictions existing in the educational system,
determined by the production references of capitalist society, the
relations of the subjects involved in the schools investigated are
brought to light through observations. To do so, a data analysis of the
Municipal Education Department (SEMED), bibliographical surveys,
interviews and a questionnaire with open questions was carried out,
addressing qualitative and quantitative elements. It is also discussed
the distancing of schools from the Cipó Canaã Settlement Project, as far
as the Field Education proposal is concerned. It was verified that,
even the schools being part of a Land Reform Settlement Project, the
subjects involved are on the sidelines of the discussions about the
construction of the Field Education, since the pedagogical conceptions
and practices developed in the P.A. more closely approximate the rural
education.
Keywords: Field Education; Pedagogical Practices; Educational Policies; Peoples of the Field.
RESUMEN
Con
vistas a la comprensión del universo educativo a partir de la política
pública de educación básica para el campo en Brasil, se discuten en este
artículo los principios de la Educación del Campo presentes en las
prácticas pedagógicas de las escuelas del Proyecto de Asentamiento Cipó
Canaã, Esperantinópolis – MA. Es consciente de las contradicciones
existentes en el sistema educativo, determinadas por las referencias de
producción de la sociedad capitalista, se trae a la luz, a través de
observaciones, las relaciones de los sujetos involucrados en las
escuelas investigadas. Para ello, se realizó un análisis de datos de la
Secretaría Municipal de Educación (SEMED), encuestas bibliográficas,
entrevistas y cuestionario con preguntas abiertas, abordando elementos
cualitativos y cuantitativos. Se discute, también, el distanciamiento de
las escuelas del Proyecto de Asentamiento Cipó Canaã, en lo que se
refiere a la propuesta de Educación del Campo. Se verificó que, incluso
las escuelas formando parte de un Proyecto de Asentamiento de la reforma
agraria, los sujetos involucrados se encuentran al margen de las
discusiones de la construcción de la Educación del Campo, pues las
concepciones y prácticas pedagógicas desarrolladas en el referido P.A.
más se aproximan a la “educación rural”.
Palabras clave: Educación del Campo; Prácticas Pedagógicas; Políticas Educativas; Pueblos del Campo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n10p182-198
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
ISSN 2446-6549
INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:
DOAJ | Periódicos CAPES | CLASE | BIBLAT | REDIB | LATINDEX | DIADORIM | SUMÁRIOS.ORG | RCAAP | CROSSREF | Google Scholar | LivRe!| LatinREV | Actualidade Iberoamericana | ResearchBib | OAJI.net | Scilit | DRJI | PBN | Scientific Indexing Services | PKP INDEX | OpenAIRE | Open Science Diretory - EBSCO | AGORA-FAO |Biblioteke Virtual | JIFACTOR | MIAR | JOURNAL FACTOR |