Participação e arenas públicas: um quadro analítico para pensar os conselhos municipais setoriais e os fóruns de desenvolvimento local
Resumo
O trabalho resulta de uma reflexão sobre os conselhos municipais
setoriais e os fóruns de desenvolvimento, e apresenta uma visão
alternativa da organização da ação coletiva, contribuindo para a
discussão sobre as formas de participação democrática em contextos
sociais e culturais diversos. As autoras apresentam a noção de arena
pública, com base nas reflexões da Escola de Chicago e seus herdeiros.
Essa contribuição teórica, segundo acreditam, permitirá mudanças de
escala, tanto espacial quanto de análise. As autoras sustentam que a
arena pública é o meio mais adequado para o estudo da ação coletiva, uma
vez que aborda as relações de conflito e de cooperação no contexto de
uma “lógica dramatúrgica”, com atores e papéis determinados, segundo a
interpretação mútua de ações e comportamentos em uma situação dada.
Palavras-chave
ação coletiva; participação democrática; arena pública; Escola de Chicago.
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PDFDOI: https://doi.org/10.1590/9200
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