Áreas centrais, entre oportunidades e desafios: notas com base na realidade de Uberlândia, Minas Gerais
Resumo
Este artigo objetiva apresentar considerações sobre as transformações e as intervenções urbanísticas nas áreas centrais, considerando o exemplo de Uberlândia-MG. Realiza-se uma apreciação dos Planos Diretores Municipais, do Projeto de Requalificação da Área Central e Fundinho no Contexto dos Bairros e do Plano de Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana de Uberlândia (PlaMob). Ratifica-se a relevância das leis e planos que contemplem os instrumentos urbanísticos que visem à construção de cidades mais sustentáveis, embora estes por si só, não sejam garantia de mudanças, sendo, portanto comumente não implementados, por vários motivos, dentre os quais o conflito de interesses em torno do uso e ocupação do solo urbano. Logo, ratifica-se também a importância de que os planos sejam democráticos, e consequentemente exequíveis.
Referências
BENEVOLO, L. História da cidade. São Paulo: Perspectiva, 1983.
CAMPOS, H. Á. Permanências e mudanças no quadro de requalificação sócio-espacial da área central do Recife (PE): um estudo sobre territorialidades urbanas em dois setores revitalizados. 261p. Tese (Doutorado em Geografia)- Centro de Ciências e Matemáticas da Natureza, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.
CARLOS, A. F. A. A urbanização da sociedade: questões para o debate. In: OLIVEIRA, M. P. de et al. (Org.). O Brasil, a América Latina e o mundo: espacialidades contemporâneas (II). Rio de Janeiro: Lamparina: Faperj, Anpege, 2008, p. 49-60.
CORRÊA, R. L. Processos e formas espaciais e a cidade. In: ______. Trajetórias Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997, p. 121-143.
______. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 2005.
CASTELLS, M. A questão urbana. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2000.
DEL RIO. V. Cidade da mente, cidade real. In: DEL RIO, V.; OLIVEIRA, L de. (Orgs.). Percepção Ambiental: A experiência brasileira. São Paulo: Studio Nobel, 1996.
FERREIRA, J. S. W. Alcances e limitações dos instrumentos urbanísticos na construção de cidades democráticas e socialmente justas. In: CONFERÊNCIA DAS CIDADES, 5. , 2003, Brasília. Textos de apoio as discussões da Mesa Redonda- Plano Diretor e Instrumentos Tributários e de Indução do Desenvolvimento... Brasília, DF, 2003
FRÚGOLI JÚNIOR, H. Centralidade em São Paulo. São Paulo: Cortez: Edusp: Fapesp, 2000.
LEFEBVRE, H. A revolução urbana. Belo Horizonte: UFMG; 1999.
_______. O direito à cidade. Tradução Rubens Eduardo Frias. 5ªed. São Paulo: Centauro, 2008.
LOZANO, L. P. G. A mundialização do espaço urbano: O caso do centro antigo de Bagdá. 2008. 340f.Tese (Doutorado)- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas,Universidade de São Paulo,São Paulo, 2008.
MAGALHÃES, R. A. M. O Centro do Rio na década de 1990: requalificação e Reafirmação da Centralidade Principal. In: Encontro Nacional da ANPUR, 9., 2001. v.1, Rio de Janeiro, ...., Rio de Janeiro, RJ, 2001.
MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
RIBEIRO FILHO, V. A configuração da área central de Manaus e sua dinâmica recente. 2004, 246 f. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
RELP, E. C. A paisagem urbana moderna. Lisboa: Edições, 1990.
SALGUEIRO, T. B. Do comércio a distribuição: roteiro de uma mudança. Oeiras: Celta, Lisboa, 1995.
______. Cidade pós-moderna: espaço fragmentado. In: Revista Território, ano 3, n 4, p.39-53, 1998.
SANTOS, M. O Centro da Cidade do Salvador. Salvador: Livraria Progresso, 1958.
______.Técnica, Espaço, Tempo: globalização e meio técnico-cientifico-informacional. São Paulo: Hucitec, 1996.
SOUZA, M. J. L. de. Desenvolvimento Urbano: a problemática renovação de um conceito problema. Revista Território, n. 5, ano 3, p. 9-11. 1998.
SPOSITO, M. E. B. O chão em pedaços: urbanização, economia e cidades no Estado de São Paulo. 2004. 508f. Tese (Livre Docência)-Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2004.
UBERLÂNDIA. Lei complementar nº 432/2006: Aprova o plano diretor do município de Uberlândia, estabelece os princípios básicos e as diretrizes para sua implantação, revoga a lei complementar nº 078 de 27 de abril de 1994 e dá outras providências. Disponível em: http://www.uberlandia.mg.gov.br/uploads/cms_b_arquivos/2273.pdf. Acesso em: 26 jan. 2014.
_____. Revisão do Plano Diretor do município de Uberlândia, 2016. Disponível em
______. Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Uberlândia. Versão Preliminar. Uberlândia, 2010.
VAZ, J. C., Desenvolvimento Urbano. In: POLIS - Instituto de Estudos, formação e assessoria em políticas sociais, 2006. Disponível em: http://www.centrodacidade.com.br/cultura/centrodacidade.htm. Acesso em 11 abr. 2011.
VILLAÇA, F., Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel; FAPESP: Lincoln Institute, 2001.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).