O ensino de geografia na perspectiva da educação inclusiva

  • Ana Carolina Ramos FAED/UDESC
  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins FAED/UDESC

Resumo

A presente pesquisa realizada na forma de um trabalho de conclusão de curso de Graduação em Geografia da FAED/UDESC encontra lugar em contribuir com o ensino e aprendizagem em Geografia, pautada na perspectiva da Educação Inclusiva, teve como objetivo analisar como os estudantes se apropriam dos conteúdos e conceitos de Geografia. Optou-se por uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso, realizada numa turma de 8º ano numa escola pública na cidade de Florianópolis/SC. A pesquisa aconteceu em quatro etapas que foram fundamentais para compreender como os alunos com deficiência acompanham o processo de ensino-aprendizagem. O uso de oficinas com jogos de tabuleiro se fez relevante, uma vez que houve a preocupação de trabalhar com atividades diversas no processo da educação geográfica, a fim de superar barreiras de aprendizagem. 

Biografia dos Autores

Ana Carolina Ramos, FAED/UDESC
Graduanda da 8ª fase do curso de Geografia (Licenciatura/Bacharelado) FAED/UESC; Bolsista PIBID Geografia da FAED/UDESC; anacarolina.uhul@gmail.com
Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, FAED/UDESC

Licenciada em Geografia; Mestre em Educação; Doutora em Geografia; Professora da área do ensino de Geografia da FAED/UDESC; Coordenadora do LEPEGEO – Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia; Coordenadora PIBID Geografia da FAED/UDESC; Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UDESC; rosamilitzgeo@gmail.com

Publicado
08/08/2017
Como Citar
RAMOS, Ana Carolina; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. O ensino de geografia na perspectiva da educação inclusiva. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 15, p. 120 - 130, ago. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/554>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Educação Inclusiva, ensino de Geografia, oficina pedagógica.