O ensino de geografia na perspectiva da educação inclusiva
Resumo
A presente pesquisa realizada na forma de um trabalho de conclusão de curso de Graduação em Geografia da FAED/UDESC encontra lugar em contribuir com o ensino e aprendizagem em Geografia, pautada na perspectiva da Educação Inclusiva, teve como objetivo analisar como os estudantes se apropriam dos conteúdos e conceitos de Geografia. Optou-se por uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso, realizada numa turma de 8º ano numa escola pública na cidade de Florianópolis/SC. A pesquisa aconteceu em quatro etapas que foram fundamentais para compreender como os alunos com deficiência acompanham o processo de ensino-aprendizagem. O uso de oficinas com jogos de tabuleiro se fez relevante, uma vez que houve a preocupação de trabalhar com atividades diversas no processo da educação geográfica, a fim de superar barreiras de aprendizagem.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).