SETENTA ANOS DA AGB: AS TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO E A GEOGRAFIA DO SÉCULO XXI1 OCULTAÇÃO DO ESPAÇO E DA GEOGRAFIA
Resumo
O texto debate alterações da divisão territorial do trabalho, da produção e reprodução do espaço, das relações de trabalho, do avanço técnico-científico, desde a criação da AGB em 1934. Mostra um aparente paradoxo entre a importância do espaço para o sucesso do modo de produção capitalista e a forma como se tenta ocultar sua importância. Destaca que é a importância do objeto de estudo dos geógrafos torna difícil sua inserção no emaranhado das ciências. Debate os deslocamentos discursivos com o predomínio do neoliberalismo, das corporações multinacionais o que implica, para os geógrafos, vencer muitos desafios para desvendar o que se oculta nos discursos dominantes no século XXI.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.