A PRÁTICA DA AULA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS CONDIÇÕES HÍDRICAS ATUAIS.
Izabel de Faria, Ana Mara Dias Moreno, Elaine de Cacia de Lima de Lima Frick
Resumo
A Geografia constitui uma disciplina que ensinada em sala de aula
muitas vezes não é compreendida pelos alunos. Considerando o
desinteresse destes pela disciplina, o presente trabalho destaca como
metodologia diferenciada a aula de campo no ensino de Geografia visando
aproximar os discentes com a realidade em que estão inseridos. Dessa
forma, o objetivo deste trabalho consiste em despertar o interesse pela
disciplina, proporcionar uma leitura crítica do espaço destacando a
importância da aula de campo no ensino da Geografia. Assim, foi
realizado com apoio do Subprojeto Geografia do PIBID/UFPR, uma aula de
campo com os alunos do 1º ano do ensino médio, do colégio Estadual
Flávio Ferreira da Luz (Curitiba - PR), tendo como tema as condições das
águas superficiais e a qualidade destas. Por meio dessa prática
pedagógica, observou-se que os discentes puderam compreender os
conceitos discutidos em sala e também mostraram-se conscientes quanto à
preservação dos rios.
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