A METRÓPOLE PÓS-MODERNA COMO CENTRO DO CONSUMO: NOTAS SOBRE SÃO PAULO (BRASIL) E LISBOA (PORTUGAL)
Resumo
Este artigo aborda as mudanças nas relações do comércio e
do consumo nas metrópoles de São Paulo e Lisboa e valoriza os
estudos de geógrafos portugueses
nesta temática. O comércio de bairro, o comércio central, o shopping center, o outlet, o fast food, a feira livre, o mercado, o hipermercado, o e-commerce, entre outras
formas, revelam estratégias e formatos que representam o nível de amadurecimento das atividades comerciais em nível mundial. A metrópole pode ser considerada
como centro do consumo, pois oferece as melhores oportunidades de adaptação dessas formas comerciais.
Palavras-chave: comércio, consumo, metrópoles, São Paulo, Lisboa.
nesta temática. O comércio de bairro, o comércio central, o shopping center, o outlet, o fast food, a feira livre, o mercado, o hipermercado, o e-commerce, entre outras
formas, revelam estratégias e formatos que representam o nível de amadurecimento das atividades comerciais em nível mundial. A metrópole pode ser considerada
como centro do consumo, pois oferece as melhores oportunidades de adaptação dessas formas comerciais.
Palavras-chave: comércio, consumo, metrópoles, São Paulo, Lisboa.