A EXPANSÃO DA MOBILIDADE DO TRANSPORTE RURAL E SUAS INTERAÇÕES AO ESPAÇO URBANO DE CASTANHAL (PA) / THE EXPANSION OF RURAL TRANSPORTATION MOBILITY AND ITS INTERACTIONS TO THE URBAN SPACE OF CASTANHAL (PA)

Carlos Jorge Nogueira de Castro, Francisco de Assis da Silva Lopes, Nonato Souza Gonçalves

Resumo


O artigo analisa a expansão do transporte rural-urbano que se conecta ao centro urbano da cidade de Castanhal.  A partir de uma coexistência dos interesses e conflitos entre os diferentes agentes atuantes no espaço campo-cidade, dentre os quais identificam-se médios e grandes proprietários de terra em Castanhal, em nos municípios circunvizinhos. Com o processo de interação das comunidades às áreas centrais de Castanhal, promovem um dinamismo econômico através de gêneros alimentícios de primeira necessidade que amortecem os preços dos mesmos. O objetivo é analisar a espacialidade das interações espaciais presentes na expansão da mobilidade do transporte rural, a partir das comunidades e dos municípios circo-vizinhos que se reproduz no município de Castanhal, como uma estratégia de produção social e econômica.

Palavras-chave: Comunidade; Transporte Rural; Mobilidade; Capital.


Texto completo:

PDF

Referências


Castro, Carlos Jorge Nogueira de, José Júlio Ferreira Lima, e Daniel Sombra. “Territorialidades do Sistema de Transporte Público de Passageiros: estratégias para continuidade dos agentes operadores (2008-2012).” Em GEOGRAFIA NA AMAZÔNIA PARAENSE: a Análise do Espaço Geográfico, edição: Christian Nunes da Silva, João Márcio Palheta da Silva e Clay Anderson Nunes Chagas, 353-366. Belém: GAPTA/UFPA, 2014.

Castro, Carlos Jorge Nogueira de. Transporte público de passageiros: uma análise sobre as territorialidades das empresas de ônibus urbano regulamentadas na Região Metropolitana de Belém (2000-2012). 1. Belém: Univerisdade Federal do Pará (UFPA) Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) - Dissertação de Mestrado, 2015.

Carlos, Ana Fani Alessandri. O Espaço Urbano: Novos Escritos sobre a Cidade. São Paulo: Contexto, 2012.

Correa, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. São Paulo: Atica, 1989.

Lefebvre, Henri. La Producción del Espacio. 1ª. Tradução: Emilio Martinez Gutierrez. Vol. 1. Madrid, Alcobendas: Printed Spain, 1974.

Lima, Alexandre Martins de. ““Pelos Trilhos dos Tramways: Modernidade e Urbanidade em Belém do Pará de 1869 à 1947.” SEMINÁRIO INTERNACIONAL - AMAZÔNIA E FRONTEIRAS DO CONHECIMENTO, 2008: 1-17.

Santos, Milton. Espaço e Método. São Paulo: EdUsp, 2008.

Santos, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e tempo, Razão e Emoção. São Paulo: EdUsp, 2009.

Souza, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

Santos, César Simoni. “Do Lugar do Negócio À Cidade como Negócio.” Em A Cidade como Negócio, por Ana Fani Alessandri Carlos, Danilo Volochko, Isabel Pinto Alvarez e Orgs., 13-42. São Paulo: Editora Contexto, 2015.

Spósito, Maria Encanação B. Capitalismo e Urbanização. Editora Contexto, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778
DOI da Revista GeoAmazônia: 10.17551/2358-1778/geoamazonia

Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref -  BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - LivreEuropub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org