Educação ambiental aliada ao ensino de geografia na educação de jovens e adultos
Resumo
O presente estudo aborda a aliança entre Educação Ambiental e Geografia para o enfrentamento da crise ambiental contemporânea, a desvalorização da Geografia Escolar e a conscientização ambiental dos educandos. Baseada na metodologia qualitativa realizou-se pesquisa sobre o ensino de Geografia ministrado na Educação de Jovens e Adultos da EEIEF Sete de Setembro, por meio da observação sistemática das aulas e pesquisa bibliográfica sobre os temas, EJA e ensino de Geografia. Ademais, efetivou-se atividade geoambiental sobre a temática: trabalho, consumo e meio ambiente na turma da EJA IV. A metodologia do ensino de Geografia é tradicional com aulas expositivas, mas a docente de Geografia busca, por meio do diálogo, promover a reflexão crítica do educandos e unir os conteúdos geográficos ministrados em sala de aula com o contexto sociocultural dos educandos. No desenvolvimento da atividade geoambiental realizou-se debate e discussão com os educandos sobre a temática: trabalho, consumo e meio ambiente e posteriormente construíram-se painéis ambientais com os conhecimentos adquiridos com as discussões. A aliança entre Educação Ambiental e Geografia na escola representa a ruptura com o estado de passividade e conformismo com os problemas ambientais e a degradação antrópica do ambiente, na perspectiva da transformação e melhorias futuras.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).