Educação para transformar as pessoas do mundo, geografia para mudar o mundo das pessoas: aproximações teóricas entre Paulo Freire e Milton Santos
Resumo
O presente artigo objetiva expor as simetrias de pensamentos nos trabalhos de dois dos maiores intelectuais brasileiros: Paulo Freire e Milton Santos. Ambos os autores têm papel de notável destaque em sua área intelectual, tanto nacionalmente quanto internacionalmente. Paulo Freire é o segundo brasileiro com mais títulos de doutor honoris causa. Milton Santos é o único latino-americano ganhador do prêmio Vautrin Lud, o equivalente ao Nobel da Geografia. A demanda dos mais pobres sempre esteve no cerne da produção desses autores, sejam os oprimidos na leitura freireana, sejam os não-cidadãos pela ótica miltoniana. Nesta perspectiva, este artigo se insere no intuito de aproximar a geografia de Milton Santos à pedagogia de Paulo Freire em seus esforços para a construção de um mundo diferente, sem oprimidos e de cidadãos, de fato.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).