Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia
Resumo
Discute-se, neste artigo, o processo de mobilização e construção de saberes na prática pedagógica de professores de Geografia. Considerando o campo das pesquisas que têm por escopo a profissionalização dos professores e seu principal corolário, os saberes docentes, destaca-se os aportes teóricos formulados por Lee S. Shulman, particularmente, a categoria de conhecimento docente por este autor denominada de conhecimento pedagógico do conteúdo. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica, que focaliza esse campo de investigação, obtiveram-se dados e informações em observações de aula e entrevistas com cinco professores experientes e especialistas nessa área do currículo escolar que atuam no município de Maringá, PR. Constatou-se que este tipo de conhecimento – o conhecimento pedagógico do conteúdo – é um sinal evidenciador da compreensão especial dos conteúdos de ensino que uma docência de qualidade exige e revela, também, o desenvolvimento da profissionalidade docente. Pretende-se, mais amplamente, contribuir para o reconhecimento e maior valorização social do trabalho docente e, particularmente, com a melhoria da formação do professor de Geografia no presente momento histórico.
Palavras-chave
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