Hoje eu vou à escola! Novas práticas no ensino de geografia
Resumo
É a partir da observação sobre o processo de ensino e aprendizagem que o presente artigo está fundamentado, particularmente, no que diz respeito à adoção de novas metodologias no ensino de disciplinas escolares, no caso, analisa-se essa realidade em uma perspectiva disciplinar da Geografia. Hoje eu vou à Escola! É um artigo resultado de um projeto de pesquisa, em que foram tecidas discussões apoiadas em uma experiência proporcionada pela disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). É por meio desta, que o acadêmico na figura de estagiário defronta-se com a realidade do espaço escolar nas suas mais diversas manifestações (educativa, cultural, plural, etc.), e inserido nessa existência busca por meio de diálogos e práticas promover aos estudantes uma relação de permuta (aluno-aluno/professor-aluno), seja sobre os conhecimentos geográficos ou na construção de novas práticas ou metodologias (Recursos Didáticos) no ensino de Geografia.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).