OS "PEQUENOS" E A CIDADE: O PAPEL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DO DIREITO À CIDADE
Resumo
O presente artigo constitui um estudo qualitativo de cunho
etnográfico e participativo sobre as possibilidades educativas da cidade
contemporânea, no contexto sociocultural de uma escola pública do
bairro Jardim Catarina, vinculada à rede municipal de educação de São
Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro. As suas questões centrais
consistiram em investigar e problematizar a cidade no contexto escolar,
buscando, através de uma investigação cúmplice, complexificar a tríade
escola/cidade alfabetização numa perspectiva emancipatória que colocou
em discussão o direito à cidade como pressuposto de uma cidadania para
os sujeitos escolares. O estudo justifica-se pela centralidade da cidade
como espaço social de práticas educativas, um livro de espaços
potencialmente ensinante de um outro ethos de conviviabilidade social,
cabendo portanto, aos sistemas escolares interagir na e com a cidade,
visando não somente dilatar a face pública e culturalmente ensinante da
metrópole como, também, investigar os seus impactos na subjetividade dos
pequenos em São Gonçalo. Nesse sentido, o artigo defende que o direito à
cidade se inscreve não somente como uma luta dos pequenos escolares
pelo acesso aos seus equipamentos socioculturais, mas, sobretudo, pela
perspectiva de se discutir e refletir com os sujeitos escolares uma
cidade mais democrática, menos excludente, mais humanizada pela fruição
amorosa e responsável de sua gente.
Palavras-chave: cidade; escola; direito à cidade
Palavras-chave: cidade; escola; direito à cidade
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2008.652
ISSN: 1980-4490