Mudanças em curso no ensino público do Paraná
Resumo
Depois de vivenciar profundas transformações em sua base
produtiva e no comportamento de sua população nos anos 70 e 80, o Paraná
experimentou nos anos 90 intenso processo de mudanças na educação
pública. Essas mudanças atingiram os ensinos fundamental e médio,
causando impacto significativo na cobertura alcançada por esse serviço
público, ao garantir acesso não apenas às crianças e jovens em idade
escolar, mas também à população adulta subescolarizada. A expansão das
matrículas e os indicadores de escolarização são diferentes facetas
assumidas pela ampliação desses serviços, que foi acompanhada pela
melhoria de seus resultados. Na base desse desempenho estão a adoção de
estratégias pedagógicas voltadas à correção do fluxo escolar e o combate
à “cultura da repetência”, aliados a políticas deliberadas de divisão
de responsabilidade entre Estado e municípios, bem como à garantia de um
movimento constante de recursos financeiros para o setor. Este artigo
apresenta, em linhas gerais, os aspectos mais significativos desse
processo de mudanças.
Palavras-chave
Educação; Escolarização; Municipalização; Financiamento
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R. Paranaense Desenv. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Curitiba, PR, Brasil, ISSN 2236-5567 (online) e ISSN 0556-6916 (impresso) - revista@ipardes.pr.gov.br
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